sábado, 16 de fevereiro de 2013

"Balacobaco": Ingra Liberato fala sobre seu afastamento da Tv.

Ingra Liberato explica seu afastamento da TV: "Fui criar cavalos".

Atriz interpreta Celina de Balacobaco.

 

A baiana Ingra Liberato, que agora está no ar como a Celina de Balacobaco, adora mudar de ares e variar nos seus projetos. A atriz mal havia começado na televisão quando conseguiu participar de grandes produções. Suas personagens em Tieta, da Globo, e Pantanal, da extinta TV Manchete, lhe deram o destaque que precisava para conquistar o papel da protagonista de Ana Raio e Zé Trovão, também da Manchete. 

Mas, depois de dois anos intensos de trabalho, decidiu fazer uma pausa.
"Fui criar cavalos. A ideia era descansar, eu precisava recarregar as baterias", avalia.

Foram mais de três anos estudando sobre linhagens e cuidando de cavalos portugueses. Até que Ingra sentiu saudade de atuar. Iniciou uma carreira no cinema e participou de novelas como A Indomada e O Clone, ambas da Globo. Porém, em 2002, veio outra pausa, ao se casar com o músico Duca Leindecker e se mudar para Porto Alegre.

"Eu queria ter um filho. Esse foi o projeto mais importante de todos, me dediquei à gravidez", revela a atriz, que hoje é mãe de Guilherme.

Longe dos papéis fixos em novelas, Ingra continuou atuando no
teatro  e no cinema. Mas também trabalhou em séries produzidas por emissoras locais e fez participações em novelas como Essas Mulheres e Os Mutantes Caminhos do Coração, ambas da Record. Depois de 11 anos, voltou a morar no Rio de Janeiro e fez um teste para a minissérie José do Egito. A produção resolveu que ela seria ideal para outro projeto da emissora, a novela Balacobaco, e convidou a atriz.

"Celina é uma mulher forte, cheia de vitalidade, que acredita nos valores tradicionais da família. Está sendo maravilhoso interpretá-la", afirma.
 
Na trama, Celina era casada com Vicente, personagem de Rafael Calomeni, com quem tem dois filhos. Porém, Vicente começou a se interessar por Mirela, vivida por Thais Pacholek.

"Então, a Celina começa a procurar o marido e não acha. Ela jamais teria ido atrás de outro homem, não fosse o fato do marido estar muito ausente, até a rejeitando", analisa.

Carente, Celina cede ao charme de Magno, interpretado por André Segatti, e acaba tendo um caso com ele, sem saber que se trata do capanga de Norberto, personagem de Bruno Ferrari e vilão da trama.

"Ela fica com ele, mas sofre muito. Chora muito, se sentindo culpada. Até que o Norberto apronta, flagra eles juntos", acrescenta.

Quando descobriu o caso da esposa, Vicente pediu o divórcio.

"Quem traiu primeiro foi ela. Mas ele já estava traindo em pensamento", defende.

Celina tem uma nova reviravolta na trama quando, sabendo do mau-caráter de Norberto, decide desmascarar o vilão.

Para viver a personagem, Ingra buscou um forte entrosamento com os atores do seu núcleo familiar. Além de Calomeni, que vive seu marido na trama, Vitor Facchinetti e Ciça Banal interpretam os filhos do casal, Rafael e Gabriela.

"A gente conversou muito, criou uma intimidade", diz.

Para a atriz, isso é fundamental ao compor um papel.
"Eu busco muito o entrosamento com o elenco, para entrar no clima da história", garante.

Com diversos trabalhos na televisão, no cinema e no teatro, Ingra afirma que não há um veículo melhor de se trabalhar.
 
"Aprendi que não tem a ver com o meio. Tem a ver com o projeto, com o personagem, com o grupo envolvido. Eu gosto mesmo é de intercalar", explica.

Para a atriz, um de seus trabalhos mais marcantes foi na novela Pantanal. Só era possível chegar no local da gravação de avião bimotor.

"Muita gente recusou participar porque não teve coragem de ir. Conhecer o Pantanal me marcou muito. É um lugar realmente incrível", derrama-se.

 

Nenhum comentário: